Trabalhando com projetos na Educação Infantil
Trabalhar com projetos significa exatamente a possibilidade de articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural das crianças, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos têm direito ao acesso.
Os projetos imprimem, ainda, um clima de trabalho conjunto e de cooperação na medida em que os conhecimentos vão sendo coletivamente construídos, ao mesmo tempo em que são respeitados os interesses individuais e os ritmos diversificados das crianças. Eles dão um "colorido" no sentido de, envolver e motivar as crianças e famílias num tom de entusiasmo e descobertas à sala de aula e ao trabalho escolar em geral, e ao mesmo tempo favorecem o crescimento infantil e a construção de novos conhecimentos." ( Projeto Pedagógico de Educação Infantil Morada do Passalinho)
O Projeto Animais do Grupo 2 surge do interesse que o grupo demonstrou sobre o assunto durante as aulas. Desde a escolha do nome da turma, passando pelos pedidos para trazer seus animais de estimação para o colégio até a observação curiosa do trajeto das formigas na praça. Neste projeto o foco será os animais de estimação e outros de escolha do grupo.
Os objetivos do projeto contemplam todas as áreas de aprendizagem( cognitiva, emocional) e os eixos de trabalho que são: Identidade e autonomia, espiritualidade, natureza e sociedade,movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, e matemática. Dentre os objetivos propostos neste projeto ressalto:
- Proporcionar o contato com pequenos animais despertando o gosto e estimulando a curiosidade;
- Realizar observações a cerca de hábitos, alimentação, estrutura corporal de alguns animais;
- Levantar questões e hipóteses sobre o ambiente natural dos animais particularmente os observados e estudados;
- Estabelecer o contato com diferentes fontes de conhecimento científico envolvendo-se na busca de respostas para as questões colocadas pelo/para o grupo;
- Relacionar conhecimentos anteriores com as novas experiências e informações reestruturando suas próprias idéias evoluindo na construção dos conceitos relacionados ao tema;
- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular e etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
- Explorar diferentes posturas corporais;
- Interpretar músicas e canções diversas participar de situações que integrem músicas e movimentos corporais;
- Explorar e manipular materiais como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, tesoura, meios como argila, tinta, cola, massinha, variados suportes gráficos como papel, lixa, chão, madeira, etc;
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situação nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias, etc;
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
- Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;
Algumas atividades a serem realizadas durante o projeto:
- Comparação dos animais trazidos pelos alunos quanto à estrutura corporal, habitat, alimentação, etc;
- Integração com as famílias pelo envio de materiais sobre o assunto;
- Construção de gráficos;
- o Exploração de histórias em livros e vídeo envolvendo animais;
- Cantar e dramatizar cantigas envolvendo animais;
- Realizar jogos matemáticos de seriação, classificação, memória e bingo;
- Imitar os sons e a locomoção de animais;
- Montagem de um painel com gravuras de animais classificando os que nadam, voam, andam, rastejam;
- Trabalhar com músicas e poesias de Vinícius de Moraes A arca de Noé;
- Confeccionar dobraduras de animais;
- Modelagem com argila e massinha;
- Desenhos com diferentes materiais;
- Recorte e colagem; Entre muitas outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário